sábado, 25 de julho de 2015

Informativo Apub de 24 de Julho de 2015



INFORMATIVO APUB SINDICATO  | 24 DE JULHO DE 2015

NESTA EDIÇÃO
  • Negociação da Mesa Setorial da Educação com o Governo não avança
  • Assembleia Geral Apub dia 27 de julho
  • Trabalhadoras(es) realizaram ato em defesa do serviço público
  • Docentes e estudantes em greve promovem aula pública sobre ditadura e resistência
  • Apub promove debate sobre Aposentadoria
  • Docentes debatem organização sindical com representantes do Andes-SN e Proifes-Federação
  • Debate sobre a conjuntura e os desafios do feminismo popular
  • Adiada a carreata “UFBA em Greve”

Negociação da Mesa Setorial da Educação com o Governo não avança


Na quarta-feira (22), aconteceu a reunião da Mesa Setorial da Educação com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O secretário Sérgio Mendonça salientou que a margem de negociação é muito estreita e que poderiam ser discutidos outros pontos de pauta, desde que com pouco impacto econômico. O PROIFES voltou a afirmar que tal proposição é inaceitável, criticou os índices projetados pelo Governo, que são baixos e insuficientes, e cobrou o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), hoje transformado em Lei. A entidade afirmou que a proposta do Governo de manter a relação entre massa salarial e PIB não pode se aplicar à Educação, em particular à Educação Superior Pública Federal. A Federação enfatizou que sua proposta de reajuste é de 10% sobre o piso da categoria (salário do auxiliar 1, 20h, graduado), acrescido de reestruturação que dê formato lógico às atuais tabelas de vencimentos, o que implicará elevação adicional dos salários médios dos docentes. Diferente da posição do PROIFES, o ANDES considera que não se pode discutir índices de reajuste na Mesa Setorial, e que essa matéria deve ser discutida apenas na Mesa Geral. O MPOG informou que a data da próxima reunião depende das agendas das demais mesas setoriais.

Assembleia Geral Apub dia 27 de julho
 
Na próxima segunda-feira (27), haverá uma nova Assembleia para avaliação da greve docente. O encontro será às 14h, no salão nobre da Reitoria da UFBA.

Trabalhadoras(es) realizaram ato em defesa do serviço público
 
 
Na tarde do dia 21, trabalhadoras e trabalhadores do serviço público federal, estadual e municipal, além do setor privado, fizeram manifestação em defesa dos investimentos públicos e contra o ajuste fiscal do governo federal, que promove o contingenciamento de verbas de setores importantes para a população, como educação e saúde. Docentes da UFBA, junto ao Fórum dos Servidores Públicos Federais da Bahia, participaram do ato exigindo o atendimento da pauta de reivindicações das categorias em greve. A vice-presidente da Apub Sindicato, Livia Angeli esteve presente na manifestação e lembrou que a mobilização docente na UFBA não se relaciona somente aos salários, mas com questões maiores, como a defesa da universidade e educação pública. Ela também falou a respeito da necessidade de união entre todas as categorias. “Para barrar todos esses cortes, a sociedade tem que se unir”. O ato começou em frente ao Shopping da Bahia e os manifestantes marcharam até o Jornal A Tarde, na Avenida Tancredo Neves.

Docentes e estudantes em greve promovem aula pública sobre ditadura e resistência
 
 
O Comando de Greve de docentes e de estudantes da UFBA realizaram, na tarde de ontem (21), a aula pública “Ditadura, repressão e resistência: passado e presente”. A atividade de greve aconteceu no Forte do Barbalho, um dos locais de memória da repressão política na Bahia, e contou com a participação de Jorge Almeida, professor da UFBA e ex-preso político da Ditadura Militar, e Diva Santana, membro do Tortura Nunca Mais e familiar de uma militante desaparecida na Guerrilha do Araguaia. Leia mais

Apub promove debate sobre Aposentadoria
 
 
Aconteceu ontem (23) pela manhã o debate “Aposentadoria: ciclo de reformas e desafios atuais”, com o professor Eduardo Rolim, presidente do Proifes-Federação. Ele apontou as grandes mudanças que marcaram o ciclo de reformas da previdência no país: em 1998 no governo FHC, a partir da emenda constitucional nº 20, com a qual os servidores perderam a prerrogativa de aposentadoria diferenciada das dos demais trabalhadores; e em 2003, no governo Lula, com a emenda constitucional nº41, que acabou com a integralidade e a paridade; e, finalmente, em 2012, no governo Dilma, que os servidores contratados após fev/2013 só terão o teto do RGPS como aposentadoria e se quiserem receber mais terão que contribuir para a Previdência Complementar. Após explicar o histórico, Eduardo abordou todas as formas de aposentadoria (invalidez, compulsória e voluntária) e os requisitos necessários atualmente para se aposentar por tempo de contribuição. Em relação aos servidores que ingressaram após a vigência da Lei que criou a Previdência Complementar, Eduardo deu destaque às consequências das reformas e às possibilidades de aposentadoria. Sobre o tema da Previdência Complementar, o professor fez uma breve explanação sobre a FUNPRESP, explicando o que é e como funciona. Mas, para dar continuidade a isto, será realizado no dia 05/08, a atividade “Funpresp em debate” com o professor André Nunes (UNB), no PAF I da UFBA. Leia mais
É possível acessar todo o conteúdo exposto pelo professor na Cartilha “A aposentadoria dos professores das IFES: ontem, hoje e amanhã”, do Proifes.

Docentes debatem organização sindical com representantes do Andes-SN e Proifes-Federação
 
 
Cumprindo deliberação da Assembleia Geral do dia 09 de julho, a Apub promoveu ontem (23) o  debate PROIFES-Federação e Andes-SN: Federação de Sindicatos ou Sindicato Nacional? com os presidentes das duas entidades, Eduardo Rolim (Proifes) e Paulo Rizzo (Andes). O  encontro reuniu cerca de 50 professores e professoras no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA. Dentre os temas debatidos destacaram-se a trajetória, organização e estrutura de cada entidade, a legitimidade e representatividade dos espaços deliberativos e os desafios enfrentados pelo movimento docente no atual contexto econômico e político, incluindo a greve docente e o processo de negociação com o governo. A vice presidente da Apub, Livia Angeli e a professora Selma Silva (Faced), do Comando Local de Greve, coordenaram a mesa.
O debate foi transmitido ao vivo e está disponível no youtube através dos links: parte 1 e parte 2. Um texto completo será disponibilizado em breve.

Debate sobre a conjuntura e os desafios do feminismo popular
 
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, no dia 25 de julho, o Núcleo Negra Zeferina promoverá o debate "Desafios do feminismo popular: conjuntura e agenda de lutas". A atividade acontecerá amanhã (25) na sede da APUB Sindicato, às 14h. 

Adiada a carreata “UFBA em Greve”
 
O Comando de Greve de docentes decidiu pelo adiamento da carreata, que estava marcada para sábado (25), como parte do calendário de atividades da greve. A nova data será definida na próxima Assembleia Geral, no dia 27.

FIQUE SABENDO
 
PROIFES debate Educação Superior no Congresso Mundial de Educação em Ottawa, Canadá
Além da cerimônia oficial de abertura do 7º Congresso da Internacional da Educação (IE), o dia 21 foi marcado por debates sobre o tema mulheres, tratando sobre o  empoderamento e protagonismo das mesmas para o avanço mundial das políticas públicas em educação. Leia mais
 
CUT convoca ato para dia 28 de julho contra rumos da economia
Após reunião de sua diretoria Executiva Nacional, na manhã desta terça-feira (21), a CUT confirmou, para dia 28 de julho, o ato na frente da sede do Ministério da Fazenda em Brasília para protestar contra os rumos da economia no Brasil. Leia mais
 
Nota pública da CNT: Com cortes no orçamento, como fica a Pátria Educadora?
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais das escolas públicas de nível básico, reitera sua desaprovação ao corte de R$ 9,2 bilhões no orçamento do Ministério da Educação, neste ano de 2015. Leia mais

AGENDA
 
25/07 – Debate "Desafios do feminismo popular: conjuntura e agenda de lutas", 14h, sede da Apub
 
27/07 – Assembleia Geral Apub, 14h, salão nobre da Reitoria da UFBA
 
28/07 – Ato contra os rumos da economia no Brasil, em frente ao Ministério da Fazenda
 
05/08 – Debate Funpresp


RODAPE INFORMATIVO MENSAGEM E NOTA DA APUB JULHO 2015






--

Atenciosamente,
71 3235-7433

Nenhum comentário:

Postar um comentário