sexta-feira, 3 de julho de 2015

Informativo APUB de 03 de julho de 2015


INFORMATIVO APUB SINDICATO  | 03 DE JULHO DE 2015

NESTA EDIÇÃO
  • Proifes-Federação é recebido pelo MEC para tratar das reivindicações docentes
  • Coordenação Nacional de Mobilização do Proifes pede convocação de audiência pública sobre recursos do PNE
  • Apub organiza caravana de docentes para ato em Brasília dia 07 de julho 
  • Chamada para Assembleia Geral Apub dia 09 de julho
  • Senado aprova aposentadoria compulsória aos 75 anos para todos os servidores públicos
  • Docentes participam de cortejo no 2 de julho
  • UNE e movimentos socais protestam contra a redução da maioridade penal em Brasília

Proifes-Federação é recebido pelo MEC para tratar das reivindicações docentes
Na manhã desta quinta-feira (2), a Coordenação Nacional de Mobilização do PROIFES-Federação esteve reunida com o Ministério da Educação. A Federação defendeu o fim do contingenciamento dos recursos do Orçamento da Educação, e pressionou o MEC para acompanhar as negociações. O ministério afirmou que irá se empenhar para o avanço da Mesa de Negociação. A vice-presidente da Apub Sindicato, Livia Angeli, participou da reunião e reiterou os problemas que as IFES vêm sofrendo com as restrições de recursos. Ela explicou que, na Bahia, esta questão foi determinante na deflagração da greve, que está em curso desde o dia 28 de maio. Veja aqui o relato na íntegra

Coordenação Nacional de Mobilização do Proifes pede convocação de audiência pública sobre recursos do PNE
 
No dia 01 de julho, a vice-presidente da APUB-Sindicato Livia Angeli e o presidente da ADUFG-Sindicato (GO) Flávio Alves da Silva participaram de reunião ordinária da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, como parte da agenda de atividades da Coordenação Nacional de Mobilização (CNM) do PROIFES, instalada no dia 30. Após debaterem sobres os cortes na Educação e também sobre a proposta de reajuste apresentada pelo governo e rejeitada pelo conjunto dos servidores públicos federais, os representantes das entidades solicitaram apoio à pauta de reivindicações dos docentes e a convocação de audiência pública para tratar da garantia de recursos para a devida implementação do Plano Nacional de Educação. Outros deputados e deputadas de diversos partidos firmaram o compromisso de apoiar a realização da audiência. O Proifes foi convidado para participar também da próxima reunião da Comissão de Educação no dia 07 de julho. Leia mais. 
 

Apub organiza caravana de docentes para ato em Brasília dia 07 de julho 
 
No dia 07 de julho está marcada nova reunião dos servidores públicos federais com Ministério do Planejamento a respeito da proposta de reajuste apresentada pelo governo no último dia 25. A posição do conjunto dos servidores, inclusive dos docentes, tem sido de rejeição à proposta, tanto em relação ao índice – que não cobre a inflação – quanto ao fato de ser plurianual. Diante disso, a Apub aprovou na Assembleia do dia 29 de junho a organização de uma caravana de docentes, com a possiblidade de participação também de estudantes, para Brasília a fim de realizar um ato na data da reunião. Até o momento, os professores Mariana Costa da Silva (Enfermagem), Sandra Marinho (FACED), Maise Zucco (FFCH) e Diego Marques (FFCH) se disponibilizaram para participar.

Chamada para Assembleia Geral Apub
 
A Apub Sindicato convoca a todos e todas docentes para a nova Assembleia Geral de avaliação da greve, a ser realizada no dia 09 de julho, quinta-feira, às 10h da manhã no auditório da Faculdade de Arquitetura. Na ocasião, também será avaliada a terceira reunião dos SPFs com o MPOG e o ato realizado em Brasília no dia 07 de julho.
Também no dia 07 de julho haverá debate sobre conjuntura e formação sindical no Instituto Mutidisciplinar em saúde em Vitória da Conquista. Em seguida, os decentes do Instituto se reúnem em Assembleia Geral da Apub Sindicato para deliberar sobre sua organização sindical.

Senado aprova aposentadoria compulsória aos 75 anos para todos os servidores públicos
 
O Senado aprovou o projeto de lei que determina a aposentadoria compulsória aos 75 anos para todos os servidores públicos. Os funcionários públicos passarão a se aposentar compulsoriamente cinco anos mais tarde. A lei, que ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, será aplicada aos servidores dos Três Poderes, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. Leia mais.
 

Docentes participam de cortejo no 2 de julho
 
 
No dia da independência da Bahia, professores e professoras foram às ruas participar das manifestações que marcam a data. A concentração foi na Lapinha e de lá, os docentes seguiram em passeata até o Pelourinho. Nas faixas, cartazes e camisas, frases em defesa da educação pública, dos direitos trabalhistas – incluindo os servidores terceirizados da UFBA, que vêm sofrendo cortes salariais – e contra o ajuste fiscal. Também houve panfletagem, com informações sobre as razões da greve e divulgação da campanha de doação de sangue “Eu dou sangue pela universidade pública, eu dou sangue pela UFBA”. A presidente da Apub, Cláudia Miranda, e os diretores Joviniano Neto e Luciene Fernandes participaram da caminhada. Veja mais fotos aqui

UNE e movimentos socais protestam contra a redução da maioridade penal em Brasília
 
Mais de cinco mil jovens dos 27 Estados do país, tomaram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na última terça-feira (30), em uma marcha contra a redução da maioridade penal. Com a participação de artistas, professores e políticos, a juventude se reuniu e conseguiu barrar o projeto de redução da maioridade para crimes graves. A professora Celi Taffarel esteve presente. Porém, Eduardo Cunha articulou com alguns deputados uma emenda que fazia alterações mínimas na proposta e colocando-a novamente em votação. O projeto foi aprovado na madrugada do dia 02 de julho. A presidenta da UNE, Carina Vitral garantiu continuar firme na luta contra a redução. “A unidade construída nas ruas em todos esses dias foi fundamental. Agora precisamos nos preparar para votação do segundo turno na Câmara e depois para o Senado”, concluiu.

 
Fique Sabendo
 
  • Professores da UFRGS, da UFCSPA e do IFRS decidem não deflagrar greve a partir de 7 de julho
Participaram da votação eletrônica da ADUFRGS-Sindical 1.247 professores, sendo que 567 (45,47%) disseram sim e 680 (54,53%) disseram não à greve na UFRGS, UFCSPA e IFRS, a partir do dia 7 de julho. A votação aconteceu entre as 14h do dia 29 de junho e as 14h do dia 03 de julho de 2015. Veja aqui
 
  • Lançamento do livro O otimismo das práticas
Apub Sindicato  sedia o lançamento do livro O otimismo das práticas, organizado por Mônica Nunes (ISC), Maurice de Torrenté (ISC) e Adriana Prates. O evento acontece no dia 08 de julho, quarta-feira, às 17h, na sede da Apub, Federação.
 

Agenda
07/07 – Reunião dos SPFs com MPOG
07/07 – Reunião da Comissão de Educação na Câmara
07/07 - Debate sobre formação política e Assembleia Geral em Vitória da Conquista
08/07 – Lançamento do livro O otimismo das práticas, 17h, sede da Apub
09/07 – Assembleia Geral Apub, 10h, Faculdade de Arquitetura. Informes e avaliação da greve 
09 a 12/07 – XI Encontro Nacional do PROIFES-Federação
13/07 – Reunião do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação
 
APUB – SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA
Rua Professor Aristides Novis, 44 – Federação CEP 40210-630 - Salvador - Bahia
Tel.:  (
71) 3235-7433  |   www.apub.org.br | apub@apub.org.br
 
 
 
 




--

Atenciosamente,
71 3235-7433

Nenhum comentário:

Postar um comentário