segunda-feira, 1 de junho de 2015

Primeira reunião do Comando de Greve define Comissões e data da nova AG



Aconteceu esta manhã (01), das 9h às 12h, na sede da Apub, a primeira reunião do Comando de Greve dos docentes da UFBA. Do encontro, participaram mais de 40 professores e professoras que discutiram as primeiras ações de mobilização do movimento. O Comando definiu as seguintes Comissões:
 
- Comissão de Ética: responsável por receber as demandas dos docentes sobre atividades já programadas que teriam prejuízos irrecuperáveis caso não aconteçam devido à greve. As solicitações dos docentes devem ser enviadas por escrito para avaliação da comissão.
 
- Comissão de Comunicação: responsável por elaborar documentos e divulgar informações sobre a greve. Responde pela comunicação do Comando com a reitoria, imprensa e Comando Nacional de Greve.
 
- Comissão de Mobilização: responsável por mobilizar a categoria, organizar aulas públicas, explicar o direito de greve. Implantar a greve nas unidades através do convencimento e sensibilização.
 
- Comissão de Finanças: gerir um Fundo de Greve (percentual dos recursos do Sindicato voltado para o movimento)
 
Os presentes descaram a necessidade de consolidar a greve e dialogar com todos os seguimentos da universidade. "Neste primeiro momento precisamos chamar as pessoas para o debate político", disse a vice presidente da Apub, Livia Angeli. Também foi abordado o caráter educador da greve e encaminhada a construção de um calendário de debates, atos e outras atividades que possam publicizar as razões da greve e promover a reflexão. Por fim, foi decidido que uma nova assembleia geral para avaliar o movimento será realizada no dia 09 de junho, às 14h30 na Faculdade de Arquitetura. Na pauta, Informes, Avaliação da greve e Encaminhamentos.
 
O Comando de Greve irá se reunir diariamente às 9h da manhã, inicialmente, na sede da Apub. Contatos podem ser feitos através do e-mail: comandodegreveufba2015@gmail.com
 
Mais atividades. Além da reunião do Comando de Greve,  houve outras atividades relacionadas ao movimento. Membros da diretoria da Apub estiveram em algumas unidades da UFBA, a convite dos docentes, para esclarecer sobre a assembleia do dia 28 e os encaminhamentos da greve. Pela manhã, houve passagem em Arquitetura e Enfermagem e à tarde em Letras e Comunicação. A presidente Cláudia Miranda, a diretora Luciene Fernandes e o diretor Joviniano Neto falaram sobre a necessidade de ampliar a participação e focar na unidade para a construção de um movimento forte. Hoje à tarde também aconteceu uma reunião entre Apub, Assufba e DCE para discutir uma agenda conjunta de atividades.

Nota Pública do PROIFES-Federação – Apoio integral à greve deflagrada pelos professores representados pela APUB-Sindicato
 
A exasperação com a demora do Governo Federal em apresentar resposta às pautas de reivindicação dos docentes federais (o PROIFES-Federação protocolou sua pauta desde o final de 2014), mesmo depois de transcorrido um mês do início do prazo proposto pelo próprio Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para as negociações (maio a julho), e a reação à situação dramática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atingida por contingenciamento e corte de verbas – foram os motores para que os professores representados pela APUB-Sindicato deflagrassem greve a partir do dia 28 de maio, em massiva Assembleia Geral, com mais de 300 professores e professoras.

O PROIFES-Federação, dentro de sua obrigação legal, após solicitação oficial da Diretoria da APUB-Sindicato, comunicará formalmente ao Governo nesta segunda-feira, 1º de junho de 2015, a deflagração da greve por tempo indeterminado pelos professores federais da Bahia, representados por seu Sindicato e pelo PROIFES-Federação. Tal atitude cumpre a decisão do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação, reunido em 13 de maio, de que apesar de ter indicado nacionalmente que ainda não era o momento de discutir o indicativo de greve, apoiaria, como está proclamando nesta Nota Pública, todas as formas de mobilização que seus sindicatos federados tomassem, em seus fóruns legítimos de decisão, conforme sua forma autônoma de organização local. Leia aqui na íntegra

Reitoria da UFBA divulga nota reconhecendo legitimidade da greve dos docentes e servidores
 
NOTA SOBRE A GREVE DE DOCENTES E TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFBA
 
A Reitoria da UFBA reconhece a legitimidade do movimento de docentes e trabalhadores técnico-administrativos, tendo ciência que a forma de luta da greve foi decidida em assembleias representativas das duas categorias.
 
A Reitoria compreende a importância e a urgência da defesa da universidade pública, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade, como bem expressou em ato público recentemente realizado.
 
Assim, cônscia e ciosa de suas obrigações e responsabilidades, a Reitoria mantém-se aberta ao diálogo com as categorias de nossa universidade, ao tempo que envida esforços, também em constante diálogo com o MEC, em defesa dos melhores interesses acadêmicos e institucionais de nossa universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário