domingo, 28 de junho de 2015

INFORMATIVO APUB 26 DE JUNHO DE 2015


 

INFORMATIVO APUB SINDICATO  | 26 DE JUNHO DE 2015

NESTA EDIÇÃO
  • Governo apresenta aos servidores proposta de reajuste muito abaixo da expectativa
  • PROIFES-Federação solicita retomada da mesa setorial dos docentes
  • Assembleia Geral Apub dia 29 de junho
  • Comandos de Greve dos três setores da UFBA se reúnem para discutir pauta unificada
  • Consuni publica moção de reconhecimento às greves na UFBA
  • Ato no 2 Julho deverá ter lançamento de campanha de doação de sangue
  • Plano Nacional de Educação completa um ano e entidades pedem avanços
  • Prorrogado prazo de envio de textos para XI Encontro Nacional do PROIFES



 Governo apresenta aos servidores proposta de reajuste muito abaixo da expectativa

Em reunião realizada na quinta-feira (25) com o conjunto de entidades representativas dos servidores, o governo federal apresentou uma proposta de reajuste em quatro anos nos valores de 5,5% para 1° de janeiro de 2016; 5% para 1° de janeiro de 2017; 4, 75% para 1 ° de janeiro de 2018; e 4,5% para 1° de janeiro de 2019. As entidades consideraram que a proposta não responde a pauta geral dos servidores públicos federais nem é capaz de recuperar as perdas inflacionárias passadas. Eduardo Rolim, presidente do PROIFES-Federação, questionou o secretário de Relações de Trabalho Sérgio Mendonça, se o processo de negociação será também em mesas setoriais, importante para que se possa tratar as questões específicas dos docentes, como reestruturação de carreira e pauta não salarial. Ficou agendado novo encontro para o dia 7 de julho, às 14h, no qual o governo espera ouvir a avaliação do conjunto dos servidores sobre essa proposta.  Ainda não foram marcadas reuniões setoriais. Confira o relato na íntegra.
Cabe ressaltar que na Assembleia Geral da Apub do dia 12 de maio, a categoria decidiu rejeitar qualquer proposta plurianual.

PROIFES-Federação solicita retomada da mesa setorial dos docentes
 
Em ofício protocolado hoje (26), o PROIFES-Federação solicitou a imediata abertura da mesa setorial dos docentes, pois a entidade entende que além da negociação geral é necessário que se avance na pauta específica dos professores.
Também é do entendimento da federação que é preciso intensificar seu processo de mobilização para que essa possa avançar no processo negocial. Visando este objetivo, na próxima semana será organizada, em Brasília, uma Comissão Nacional de Mobilização, medida aprovada na última reunião do Conselho Deliberativo do PROIFES. A vice presidente da Apub, professora Livia Angeli estará presente representado o sindicato.

Assembleia Geral Apub dia 29 de junho
 
Na próxima segunda-feira, 29 de junho, haverá uma nova Assembleia Geral Apub para avaliação da greve docente. O encontro será às 14h30, no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA. Para embasar a discussão e consolidar a construção da pauta local, a Apub solicita aos docentes o envio de informações e demandas das suas unidades relacionadas à greve, através dos e-mails ascom@apub.org.br e comandodegreveufba2015@gmail.com.

Comandos de Greve dos três setores da UFBA se reúnem para discutir pauta unificada
 
Representantes dos Comandos de Greve dos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da UFBA irão se reunir no dia 30 de junho, às 9h, na Faculdade de Arquitetura. O encontro visa construir uma pauta local unificada dos três segmentos e organizar atos de mobilização em conjunto.

Consuni publica moção de reconhecimento às greves na UFBA
 
O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (CONSUNI) publicou Moção de Reconhecimento à legitimidade dos movimentos reivindicatórios dos docentes, estudantes e trabalhadores técnico-administrativos.  No mesmo dia, 19, reunidos na Sala dos Conselhos Superiores, o Conselho também declarou apoio aos pleitos dos três segmentos e registrou sua sensibilidade à mobilização dos trabalhadores terceirizados, que têm sofrido com atrasos de pagamentos.

Ato no 2 Julho deverá ter lançamento de campanha de doação de sangue
 
Conforme aprovado na Assembleia Geral do dia 18 de junho, a Apub irá participar das manifestações do 2 de Julho. A concentração será às 8h, na Lapinha. Além das reivinidincações específicas da greve docente, os participantes estão organizando a divulgação da campanha “Eu dou sangue pela universidade pública”, uma iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da UFBA que visa estimular a doação de sangue.

Plano Nacional de Educação completa um ano e entidades pedem avanços
 
A presidenta Dilma Rousseff sancionou sem vetos, no dia 25 de junho do ano passado, o Plano Nacional de Educação (PNE), que tramitou por quase quatro anos no Congresso Nacional. O primeiro prazo do plano, de um ano de vigência, acabou ontem. O MEC anunciou uma série de medidas que, na sua avaliação, cumprem metas no âmbito da União. Para entidades, no entanto, o PNE avançou lentamente e ainda há muito o que fazer. O plano estabelece 20 metas para serem cumpridas até 2024, que vão desde a educação infantil à pós-graduação. Além disso, incluem a valorização dos professores e o aumento de investimentos no setor, que deverá saltar dos atuais 6,6% do Produto Interno Bruto (PIB) para 10% do PIB até o fim da vigência. Leia mais

Prorrogado prazo de envio de textos para XI Encontro Nacional do PROIFES

O prazo para envio de textos para debate no XI Encontro Nacional, para serem incluídos no Caderno de Textos, foi prorrogado até terça-feira, dia 30/06. A recomendação é que os textos tenham até duas laudas. Os temas são:
 
Tema 1 - Organização Sindical da Educação no Brasil e na América Latina, fortalecimento e novos modos de ação na conjuntura atual. Reforma política no Brasil.
Tema 2 - Consolidação e Expansão do Movimento Docente;
Tema 3 - Projeto Educação para o Brasil, PNE, FNE e Autonomia universitária;
Tema 4 - Reestruturação da Carreira docente e salários para 2016-2018, valorização e reconhecimento social do Professor;
Tema 5 - Expansão do Ensino Público Federal e Condições de Trabalho;
Tema 6 - Aposentadoria, Previdência e saúde do professor.

 
Fique Sabendo
 
  • Planos de educação de 8 Estados excluem trechos sobre gênero e sexualidade
Dos 13 estados onde já foi aprovado os Planos Estaduais de Educação, 8 eliminaram trechos que faziam referências a identidade de gênero, diversidade e orientação sexual. Os deputados das bancadas religiosas afirmam que essas expressões valorizam uma "ideologia de gênero", corrente que deturparia os conceitos de homem e mulher, destruindo o modelo tradicional de família. Leia aqui as notas publicadas pela ADUnB e ABA sobre a supressão das questões de gênero.
 
  • Consuni da UFRB discute orçamento institucional em sessão extraordinária
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) na última segunda-feira, 25 de maio, na sala dos Conselhos, campus de Cruz das Almas. A apresentação da situação orçamentária e financeira da UFRB em face da conjuntura nacional foi a principal pauta da reunião. Leia mais
 
  • Nota das Centrais Sindicais sobre a fórmula 85/95
As centrais sindicais brasileiras –  CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB – consideram que a fórmula 85/95 para as aposentadorias por tempo de contribuição é uma grande vitória da luta sindical. Desde 1998, o Fator Previdenciário tem reduzido significativamente o valor das aposentadorias de milhares de trabalhadores. Com a nova regra, esses trabalhadores e trabalhadoras terão direito ao salário-benefício integral. Leia mais
 
 

Agenda
29/06 – Assembleia Geral Apub, 14h30, Faculdade de Arquitetura
30/06 – Reunião dos três Comandos de Greve UFBA, 9h, Faculdade de Arquitetura
02/07 – Ato no dia da Independência da Bahia. Concentração 8h, na Lapinha
07/07 – Reunião dos SPFs com MPOG
09 a 12/07 – XI Encontro Nacional do PROIFES-Federação
13/07 – Reunião do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação
 
APUB – SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA
Rua Professor Aristides Novis, 44 – Federação CEP 40210-630 - Salvador - Bahia
Tel.:  (
71) 3235-7433  |   www.apub.org.br | apub@apub.org.br


Atenciosamente,
71 3235-7433

Nenhum comentário:

Postar um comentário